«

  »

 

Qual o Filme de Terror mais Assustador?

 

 

A pergunta: “Qual é seu filme de terror favorito?”, é fundamental para os fãs do gênero.

É o mesmo que perguntar para um fã de música qual sua banda favorita.

Diz muito sobre o seu ponto de vista, suas origens, e é um detalhe que os fãs levam muito a sério.

É como se perguntassem: “Você acredita em Deus?”

É uma pergunta que tem um peso muito grande. O que eu tentei fazer, foi uma seleção de gente que escreveu ou fez filmes de terror para descobrir o que eles consideram os filmes mais assustadores.

Houve vários nomes repetidos. Tipo uma elite, um grupo que apareceu várias vezes. Duas pessoas mencionaram “O Exorcista”, “O Massacre da Serra Elétrica”, T. West, um diretor novinho que está surgindo agora, escolheu “O iluminado”. Guilhermo del Toro, cineasta já famoso, fez a mesma opção.

Cada um tem medo de alguma coisa diferente. Alguns se assustam com a altura, outros com ratos e tem até gente que tenha medo do pai.

Ambigüidade e desorientação contribuem com a impressão de que o desconhecido é assustador e acho que “O Illuminado”, “O Exorcista”, “Carrie, a estranha”, “Halloween”, “O Massacre da Serra Elétrica”… desenvolveram bem esse conceito de medo do desconhecido.

Há uma diferença porém entre os mais assustadores e os melhores. Os meus favoritos são: “Carrie, a Estranha”, “Alien” e “O massacre da Serra Elétrica”.

O filme que mais me assustou, na verdade, que me perturbou, foi “Retrato de um Assassino”, que eu vi quando era garoto e me perturbou tanto que decidi nunca mais ver de novo e não vi mesmo. É um filme que me deixa aterrorizado. Tem alguma coisa no fato de se assustar num filme de terror que deixa a mente alerta. O ser humano gosta de experiências emocionantes, intensas.

Numa época em que o passado nos inquieta e o futuro nos torna indecisos, checamos o celular toda hora, é difícil se sentir tão concentrado no presente como quando se vê um filme de terror.

Deixe o seu comentário